terça-feira, 31 de maio de 2016

É Hoje. BNB faz evento em São Rafael

Os pequenos e micro empresários estão convidados para participarem hoje dia 31 de maio de 2016, as 18:30 horas, na Câmara Municipal de São Rafael, na Rua José Pedro de Azevedo, 730 centro de São Rafael, de um evento que contará com a divulgação das condições de acesso ao crédito do Banco do Nordeste, voltado para Micro e pequenas Empresas, por meio do Fundo de financiamento do Nordeste - FNE.

Na ocasião, também estarão presente, representantes do poder executivo e legislativo municipal. Você não pode perder essa oportunidade, o crédito acessível e barato em tempos de crise, pode ser um fator propulsor da retomada do crescimento de sua empresa.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Sisu do 2º semestre de 2016 já está com as inscrições abertas

As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016 já estão abertas. São oferecidas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior. O prazo vai até as 23h59 do dia 2 de junho.  

Só pode se inscrever o estudante que participou da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tirou nota acima de zero na prova de redação. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site http://sisu.mec.gov.br
Pelo site, no endereço http://sisu.mec.gov.br/cursos é possível realizar a busca pelas vagas, filtrando por município, instituição ou curso. Nesta edição, 33 cursos de medicina oferecerão vagas. A UFRJ é a instituição com o maior número de vagas: 100. A Universidade de São Paulo (USP), que no primeiro Sisu de 2016 fez sua estreia, não oferece vagas nesta segunda edição do ano.

O estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga e, no ato, deve incluí-las em ordem de preferência. O resultado da única chamada será divulgado no dia 6 de junho de 2016 na página do Sisu e nas instituições de ensino superior.

O aprovado deverá realizar sua matrícula na instituição selecionado na chamada regular nos dias 10, 13 e 14 de junho de 2016. Há ainda a possibilidade de os participantes que não foram convocados para sua primeira opção participarem da lista de espera.

Entenda o Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o meio utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar novos estudantes de cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Há ainda instituições estaduais e municipais que aderem ao processo. O sistema usa as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para determinar quais candidatos terão direito às vagas.

Quem pode participar?

Os estudantes que fizeram o Enem e que tenham obtido nota acima de zero na redação poderão se inscrever no Sisu. As duas edições do Sisu de um determinado ano sempre utilizam os dados do Enem do ano anterior. Por exemplo, nos Sisu de 2015, valem apenas as notas do Enem 2014.

Como funciona o Sisu?

O Sisu ocorre em duas edições em cada ano. O MEC determina um período de inscrições durante o qual o candidato pode:

- inscrever-se em até dois cursos ofertados pelas universidades participantes (primeira e segunda opção)

- alterar suas opções quantas vezes quiser durante o prazo de inscrições.

Ao final da etapa de inscrições, o Sisu convocará os candidatos que tiverem melhor classificação em cada curso, por modalidade de concorrência, conforme a nota do Enem.

Caso a nota do candidato permita convocação nas duas opções de vaga, ele será selecionado em sua primeira opção.

Como o Sisu calcula a nota de corte?

Durante o prazo de inscrições, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso uma vez por dia. O cálculo toma como base o número de vagas disponíveis e o total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte válida será aquela registrada no último dia de inscrições. Até esse fechamento, o candidato pode optar por mudar de cursos ou universidades.

Quais as modalidades de concorrência no Sisu?

O candidato pode escolher se concorre às vagas de "ampla concorrência", às vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou às vagas destinadas para as demais políticas afirmativas de cada instituição.

Qual o percentual da reserva de vagas para a Lei de Cotas?

Todas as universidades que participam do Sisu reservaram, pelo menos, 37,5% das vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Até 2016, as instituições deverão atingir o percentual de 50% de vagas reservadas.

É preciso ter uma nota mínima no Enem para participar do Sisu?

Sim, por dois aspectos. Primeiro, será vetada a participação de candidatos que tenham zerado a redação. Em segundo lugar, o MEC esclarece que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesses casos, o próprio sistema vai alertar o candidato durante o processo de inscrição.

Existe lista de espera no Sisu?

Os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das suas opções de curso na chamada regular ou os candidatos que foram aprovados em sua segunda opção poderão participar da lista de espera. Estes estudantes deverão acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar interesse. Posteriormente, as universidades terão novo prazo para informar as vagas disponíveis em seus próprios sites.

A participação na lista de espera só poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. A convocação dos candidatos nesta "segunda chamada" é realizada diretamente por cada uma das instituições de ensino superior participantes do Sisu. Por isso, o candidato deverá acompanhar junto à própria universidade o andamento da lista de espera.

Resultado e matrículas dos aprovados pelo Sisu

O resultado do Sisu poderá ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e no telefone 0800-616161. A matrícula deverá ser realizada diretamente na instituição em que o aluno foi selecionado.

Documentos necessários

Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas do número de inscrição e senha cadastrados no Enem. Em caso de aprovação, os estudantes devem ficar atentos à documentação exigida pela universidade para a matrícula. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.

Sisu e Prouni: qual diferença?

O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através dele, instituições públicas - sem cobrança de mensalidade - selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Enem também é usado em outras ações do MEC, como o Ciência sem Fronteiras, o Fies e o Programa Universidade para Todos (Prouni). O Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda. 
 Fonte: G1

Informativo de Arrecadação - São Rafael-RN


Informativo sobre a arrecadação do município de São Rafael-RN, mostra que o município arrecadou do mês de maio de 2016 mais de 1 milhão e 300 mil reais.

Aém desses valores, o município também recebe outras fontes de recursos como PSF(programa Saúde da Família), Farmácia Básica, PACS, PNAT, PDDE, Merenda Escolar, Transporte Escola entre outros.

Acompanhe a arrecadação de sua cidade e participe da fiscalização da aplicação desses recursos. Sua vida, sua cidade e sua família depende desse recursos.

Para Maiores informações clique no link abaixo, depois coloque o nome da cidade que você deseja consultar para maior detalhamento.

domingo, 29 de maio de 2016

Feira Livre de São Rafael Muda de Local Temporariamente

A partir desta segunda-feira (30/05), a feira livre de São Rafael estará funcionando, temporariamente, na Rua José Pedro de Azevedo, próximo à Câmara de Vereador. 

A mudança do local da feira se dá, de acordo com o Prefeito José de Arimatéia Braz, devido às obras que estão sendo realizadas para reforma e ampliação do galpão da feira livre. “Quero pedir a compreensão dos feirantes e da população e dizer, que após o término da obra, as condições de trabalho tanto dos comerciantes quanto dos frequentadores serão muito melhores”, enfatizou o prefeito.

Arimatéia disse entender que toda mudança é complicada, mas voltou a dizer que é apenas enquanto a obra do galpão seja concluída. “Toda mudança é um pouco complicada, mas nesse caso é provisória e necessária. A escolha do novo local foi pensada para atender os comerciantes e os clientes. O espaço da Rua José Pedro de Azevedo é grande e, é vizinho ao mercado, com isso, não haverá problemas na mudança”, concluiu o prefeito.

Fonte: Blog Adailton Amorim
 

Mais de 400 mil reais para compra de lápis, papel, caneta entre outros


O Município de São Rafael estado do Rio Grande do Norte, está autorizado pelo pregão 000014/2016 a gastar só no ano de 2016 com lápis, papel caneta entre outros materiais de expediente, a quantia de R$ 406.840,00 (QUATROCENTOS E SEIS MIL OITOCENTOS E QUARENTA REAIS).

A empresa vencedora do certame tendo como objeto o registro de preços para posterior aquisição de material de expediente segundo o próprio Diário Oficial do Município de São Rafael datado de 22 de janeiro de 2016, foi a PONTO A PONTO MAGAZINE LTDA-ME, inscrita no CNPJ sob nº. 04.958.358/0002-63.

Fazendo uma conta rápida, considerando que o ano tem 12 meses, dividindo o valor global do certame pela quantidade de meses do ano, daria uma quantia de 33.903,33 (trinta e três mil, novecentos e três reais e trinta e três centavos) por mês.

Esses materiais devem ser destinados as escolas e as demais repartições públicas da cidade.

sábado, 28 de maio de 2016

Imagem da semana!

Não  importa pra onde você  vai, nunca esqueça de onde você veio.

Tentativa de Fraude!

Como é de conhecimento de todos, colocamos uma enquete no blog, para que pudéssemos saber qual a leitura que o povo estava fazendo em relação a quem seria o candidato de situação no município de São Rafael. 

Alguns "espertinhos", utilizando-se de mecanismos como Java Script (onde o computador vota sozinho umas três vezes por minuto) e programas como Tor Valida, Hotspot Shield entre outros do mesmo gênero que burlam a identidade do IP (Internet Protocol ou Protocolo de internet) de seus computadores, possibilitando que o mesmo computador vote quantas vezes quiser em uma enquete da plataforma Blogger entre outras.

Considerando também que esse tipo de artifício usado não permite uma avaliação real da intenção das pessoas, o blog entendeu que não basta passar apenas o resultado de uma pesquisa. Ela tem que ter credibilidade.

Para isso diante da tentativa de fraude, RETIRAMOS a enquete do Ar e ao mesmo tempo agradecemos a todos que de boa fé participaram.

Só colocaremos uma nova enquete, quando tivermos certeza que estamos utilizando uma plataforma mais segura a fraudes.

Pedimos a compreensão de todos !

Blog São Rafael-RN

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Galpão da Feira livre ganha o nome de ANTONIO AIRES PINHEIRO

A Lei municipal n 380 de 19 de maio de 2016, instituiu o nome para o galpão da feira livre localizado na Praça Ronaldo Pinheiro Tavares, que passará a dominar se ANTONIO AIRES PINHEIRO.

FIQUE SABENDO: Houveram alterações no Edital do concurso publico em São Rafael

O Diário Oficial do Município de São Rafael/RN, Instituído Pela Lei N° 261 de 06 de Outubro 2009, na edição 383 desta sexta feira 20 de maio de 2016, constam alterações no Edital 001/2016 do Concurso público que será realizado no município de São Rafael-RN.

Houveram retificações dos itens 1.3, referente ao quadro de vagas; 2.1.1 e 2.1.2, referentes aos requisitos dos cargos de AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE e AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS, respectivamente; 4.1, letra b, referente aos requisitos básicos para investidura no cargo; 14.4, relativo à nomeação dos candidatos classificados; 14.5, referente ao prazo de pronunciamento do convocado para assumir o cargo; 14.10, relativo à apresentação da documentação obrigatória para nomeação; e 14.19, referente a eventuais alterações, atualizações ou acréscimos no edital.

Para mais informações faça o download do diário oficial clicando no botão abaixo .
 
http://saorafael.rn.gov.br/download/jornal-2015/ANO%20VIII%20-%20Edi%C3%A7%C3%A3o%20N%C2%BA%20383,%20sexta-feira,%2020%20de%20maio%20de%202016.pdf

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Secretário e Prefeito vão a reunião no DNOCS

Um dos últimos atos de Francisco Marto Felipe como Secretário de Agricultura, Pecuário Pesca e Meio Ambiente de São Rafael, será uma viagem que fará ao lado do prefeito José de Arimatéia Braz, nesta terça-feira (31/05), à Fortaleza/CE. Na capital do Ceará, prefeito e secretário se reunirão com a direção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, para tratar sobre a ocupação das terras da união, administradas pelo órgão federal, por agricultores e criadores de São Rafael. De acordo com Marto Felipe, o assunto em pauta será a liberação por parte do DNOCS de um documento de uso da terra para os agricultores e criadores, mediante o pagamento de uma taxa por ano. Ainda segundo Marto, com esse documento em mãos, o homem do campo terá acesso a vários benefícios, como por exemplo, empréstimos bancários. Após este compromisso na sede do DNOCS em Fortaleza, Marto Felipe estará se desligando da secretaria e passará a se dedicar a sua pré-candidatura a prefeito de São Rafael.

Fonte: Blog Adailton Amorim

Curiosidade: Codorna Nasce em Temperatura Ambiente em São Rafael RN




Se alguém duvida. pede ao Tadeu Schimidt pra investigar com o detetive virtual no #Fantástico. kkkk

O fato aconteceu em 31 de janeiro de 2015.

Reno Marinho perdeu muitos apoios e seus desafios em 2016 aumentam a cada dia

Uma das coisas que vem chamando bastante atenção nos últimos tempos, é uma certa apatia por parte dos eleitores do pré-candidato Reno Marinho. Diante dos últimos fatos, aliados de muitos anos, comentam que o pré-candidato aparenta uma certa falta de entusiasmo, uma certa preocupação para as eleições do ano de 2016. É que recentemente o pré-candidato Reno vem perdendo apoios importantes de forma sistêmica.

Podemos citar vários; como por exemplo: O ex-prefeito Prefeito Daniel Januário de Farias, hoje filiado ao PV(partido Verde) do vereador Moacir Cesário Dantas, do presidente do PV Ailton Sabino, de Rusiano, que já foi seu vice em outra ocasião, perdeu também o vereador Josivan Jerônimo, mais conhecido por Caximbo, Joaquim Moura mais conhecido como Joaquim da Pesca entre outros.
 
 Com tantas baixas, já se pode avaliar como uma perda avassaladora, já que até o presente momento, o pré-candidato Reno, ainda não apresentou a sociedade quais as forças se somaram a ele após tantas perdas.

 Já se comenta entre políticos, assessores e formadores de opinião da cidade, que se seu quadro político não tiver uma mudança, essa será a campanha mais difícil e desafiadora do pré-candidato Reno Marinho, principalmente, porque terá que enfrentar uma nova eleição após duas derrotas seguidas, sem falar no seu último incômodo, a indigerível votação do seu deputado estadual o ex-presidente da Assembleia Legislativa, que nas ultimas eleições com o apoio do ex-prefeito José Ribamar de Souza, da vereadora Rosalba Marinho e do próprio Reno Marinho, não conseguiram atingir os 300 votos para Ricardo Mota.

Alguns de seus aliados, comentam nos bastidores que além da redução no quadro do grupo político que acompanhava Reno nas ultimas eleições em 2012, seus fiéis escudeiros expõe a notória ausência do pré-candidato no município, igualmente relatam que sua atividade no papel de opositor poderia ser mais presente, objetiva e direta. 

Diante de tantos desafios que se aproximam, o pré-candidato Reno vai ter que trabalhar muito e se esforçar bastante, na conciliação de um grupo político, com o fim de tornar viável sua candidatura; que até o presente momento,  vemos uma ausência de nomes para compor sua chapa como vice.

Outro ponto que é bastante discutido na política atual do município, é que o grupo renovar teria convidado Reno para algumas conversas, e que essas teriam avançado pouco até o momento, mas na política tudo pode acontecer,  seu pai o ex-prefeito José Ribamar de Souza tem experiência de mais de 30 anos em política e aliados próximos, falam que o ex-prefeito Ribinha vai lutar até o fim.

Só nos resta aguardar os próximos capítulos para que possamos ver onde todas essas teses populares irão chegar, até o momento, o que se vê na realidade política do município de São Rafael, é que existem cinco nomes disputando uma vaga de candidato do prefeito José de Arimatéia Bráz, (Vereador Cícero, O Vereador Maguinho, o Vereador Luiz Cunha, o Secretário de Agricultura Marto Felipe e a Vereadora Rosana Santos), o(a) escolhido(a) possivelmente irá enfrentar a pré candidatura do presidente do PV Ailton Sabino,  o nome mais recente, proposta do grupo renovar o engenheiro e pré candidato Jean Lázaro, filho do vereador José Jean Dantas e o do advogado e pré-candidato Reno Marinho.

Só nos resta aguardar os festejos juninos acabarem. Porque após o apagar da fogueira teremos notícias mais concretas a respeito.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Pousada São Rafael - Apresenta


Banco do Nordeste fará FNE intinerante em São Rafael

O gerente geral da agencia do Banco do Nordeste de Angicos-RN, Sidnei Fonseca da Siva, visitou o Blog hoje pela manhã, para convidar  os pequenos e micro empresários para participarem dia 31 de maio de 2016, as 18:30 horas, na Câmara Municipal de São Rafael, na Rua José Pedro de Azevedo, 730 centro de São Rafael, de um evento que contará com a divulgação das condições de acesso ao crédito do Banco do Nordeste, voltado para Micro e pequenas Empresas, por meio do Fundo de financiamento do Nordeste - FNE.

Na ocasião, também estarão presente, representantes do poder executivo e legislativo municipal. Você não pode perder essa oportunidade, o crédito acessível e barato em tempos de crise, pode ser um fator propulsor da retomada do crescimento de sua empresa.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Arleno Farias deixa São Rafael/RN cheia de orgulho



Arleno Farias, cantor, compositor, instrumentista desenvolveu um novo método de tocar violão, faz sucesso na sua mais nova turnê na Europa e deixa São Rafael/RN cheia de orgulho. 

De família de artistas, autor de músicas como Bicho do Mato, Coca Cola com Cocada, Relaxa entre tantas outras, enche sua terra natal de orgulho, São Rafael, localizada a 217 km da capital do estado do Rio Grande do Norte. 

Definimos Arleno Farias como um artista completo. Humildade é seu sobrenome. 

 Essa semana Arleno faz show em Essen - Alemanha.

Siga Arleno Farias nas redes Socias:
https://www.facebook.com/arleno.farias.7
https://www.youtube.com/channel/UC2eI2BMFwik-dfZWG8lXUwQ

Utilidade pública - COSERN

Nesse momento um veículo com uma equipe da COSERN, está   na esquina da Rua Tristão de Barros com a Av Senador João  câmara no centro de São  Rafael fazendo alguns reparos.

A equipe informa que poderá  ocorrer falta de fornecimento de energia elétrica  mas proximidades do local.  Dentro de alguns instantes voltará  tudo ao normal.

10 cursos da FGV de graça e online para empreendedores

Capacitação deve fazer parte do dia a dia dos empreendedores. As velhas desculpas de falta de tempo e dinheiro já não valem mais. Hoje, existe uma enorme oferta de cursos online que podem ser interessantes para pequenas empresas e, o melhor, gratuitos.

A Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, oferece uma extensa grade de cursos online que podem ser úteis a empreendedores. Para se inscrever nos cursos, é preciso apenas fazer um cadastro no site da FGV Online.

Confira, abaixo, a lista dos cursos online da instituição que servem a quem está começando um negócio:

1. Como Fazer Investimentos
2. Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores
3. Cursos Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores
4. Direitos Autorais e Sociedade
5. Motivação nas Organizações
6. Recursos Humanos
7. Fundamentos da Gestão de Custos
8. Fundamentos da Gestão de TI
9. Introdução à Administração Estratégica
10. Introdução à Gestão de Serviços com Foco no Envelhecimento 

Fonte: Revista Pegn

Marto Felipe Reuniu amigos, políticos e familiares, para anunciar saída da secretaria e colocár-se como pré-candidato a Prefeito de São Rafael RN

Marto, mais um nome na corrida sucessória em São Rafael Pré-candidato a prefeito de São Rafael pelo PSD, o ainda, Secretário de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Pesca Francisco Marto Felipe, reuniu um grande número de amigos, políticos e familiares em seu sítio na comunidade de Cavalo Bravo na noite deste sábado (21/05), quando anunciou oficialmente o seu desligamento da Secretaria, em 31 de maio, para colocar-se como mais uma opção do grupo liderado pelo prefeito Arimateia Braz na corrida pela sucessória deste ano. Muitos dos que estavam presentes, diziam que Marto é um nome forte na corrida pela prefeitura. Marto disse que, se for escolhido pelo grupo, está pronto para enfrentar o desafio. “Como secretário de agricultura, com atuação mais voltada para a zona rural, apesar das dificuldades devido à seca, fizemos muito pelos nossos agricultores e criadores e vemos que podemos fazer muito também pela nossa cidade de modo geral”. Disse Marto Felipe. Um criador da comunidade de Mazagão, presente ao encontro disse, que o prefeito Arimateia Braz, fez um grande trabalho durante os oito anos de sua gestão e Marto é o nome certo para dar continuidade a esse trabalho. “Um prefeito tem que ter visão de crescimento, projetos consistentes para as zonas rural e urbana e, Marto tem todo esse potencial. Em minha opinião, é o nome certo para continuar o trabalho do prefeito Zé Arimateia”. Destacou o criador do Mazagão. O Prefeito Arimateia, presente ao encontro, reafirmou que o candidato à sua sucessão será do seu grupo, mas adiou para a primeira quinzena de julho o anúncio oficial.
Fonte: Blog ADAILTON AMORIM

sábado, 21 de maio de 2016

Prefeitura comprará mercadorias com até 185,7% mais caras do que preço médio dos mercadinhos da cidade

Verificando o diário oficial do município de São Rafael datado de 20 de Maio de 2016, percebemos que houve um pregão presencial onde a empresa vitoriosa foi a FAP - Francisco de Assis Pinheiro Comércio e Serviços ME. Parar esta empresa, foi registrado a ata de registros de preços.

As atas de registro de preços são um mecanismo usado na contratação de bens e serviços de licitação na modalidade de concorrência ou pregão em que as empresas assumem o compromisso de fornecimento de preços e prazos registrados previamente. Em específico neste contrato, podem ser ter acréscimos ou supressões de até 25% do valor inicial.

Como o  blog é curioso, fomos pesquisar onde era a sede desta empresa vencedora do pregão. Ao acessar o site da tributação do estado do Rio Grande do Norte, tivemos uma surpresa, a empresa está registrada com sede na Rua João Alexandre de Souza, nº 10 - centro de São Rafael Rio Grande do Norte . 

Na tributação do Estado, também verificamos as atividades complementares da empresa e suas atividades econômicas. Pelo que tem registrado na tributação do nosso Estado, provavelmente é uma empresa de grande porte, pois ela, está habilitada para o comércio varejista de mercadorias em geral, como, Alimentos mini-mercados e mercearias, mas também, ela pode prestar serviços de preparação de terreno, cultivo e colheita; pode também, fabricar sucos concentrados de frutas, atuar no ramo de  hortaliças e legumes, além disso, ela está habilitada para construção de edifícios, obras de urbanização ruas praças e calçadas, obras de montagem industrial, obras de terraplanagem, comércio de varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores, comércio de pneus e câmaras de ar, do comércio varejista de laticínios e também comércio varejista de Carnes e açougue.

Foto: Prédio da empresa FAP Francisco de Assis Pinheiro ME
haja visto que todas as habilitações da empresa deixa a quem ler tudo isso com a ideia de que é uma empresa grande, e portanto, deve estar ajudando bastante a cidade gerando empregos, pelo menos é essa a primeira impressão, baseado nisso, tentamos encontrar a empresa, no local do endereço, apenas uma placa em um prédio aparentemente abandonado onde recentemente funcionava uma casa de jogos de azar.
Foto: Prédio da empresa FAP Francisco de Assis Pinheiro ME


Tentamos encontrar um funcionário dessa empresa, procuramos até mesmo uma recepcionista para que pudéssemos ter informações a respeito desta empresa vencedora do certame, que vai fornecer tanto a merenda escolar do município, como também, os alimentos para o hospital e demais repartições públicas da cidade, mais não obtivemos êxito. 

Por falar em merenda escolar, vemos aqui no pregão, que está sendo adquirido ou pelo menos foi feito o registro de preços, de queijo mussarela, carne de primeira, e carne de sol de primeira, macarrão espaguete, entre tantos outros produtos inclusive o pãozinho de cada dia.

O que chamou mais atenção do blog, não foi quantidade nem a variedade das mercadorias e sim o preço EXORBITANTE na maioria dos produtos. Como por exemplo, o do pãozinho. O blog pediu a um cidadão para ir hoje até a panificadora Santo Antônio comprar pães, e lá na panificadora o pão, custa baratinho, apenas R$0,25(vinte cinco centavos). Pois é, a prefeitura compra o mesmo pão  a FAP de Assis Pinheiro Comércio e Serviços- ME, por R$ 0,65(sessenta e cinco centavos) a unidade o que onera e aumento do preço em 160% do valor no próprio balcão da padaria. 

Outra coisa que chamou atenção, foi o preço da salsicha Bom todo, verificamos que o preço médio nos mercados do centro da cidade, fica em torno de R$6,00 (seis reais) o quilo, a prefeitura está comprando a R$ 10,89, (dez reais e oitenta e nove centavos), 81,5% mais caro do que a média dos mercados da cidade.

Sem falar no palitinho de dente que no pregão a FAP - Francisco de Assis Pinheiro Comercio e Serviços-ME vende para a prefeitura por R$ 10,00(dez reais), o pacotinho com dez unidades, onde toda dona de casa pode verificar na prateleira de qualquer Supermercado não passa de R$0,35(trinta e cinco centavos) portanto, 10 unidades chegaria a no máximo R$3,50(três reais e cinquenta centavos), dependendo da marca. O que equivale um aumento de 185,7% do preço praticado nos mercados da cidade.

Enviamos um e-mail ao prefeito José de Arimatéia Braz, para que o mesmo pudesse esclarecer a sociedade acerca dos preços contratados pela prefeitura.

Enviamos também a câmara municipal, solicitação sobre as informações do que está sendo feito em relação a isso, já que são os vereadores são eleitos democraticamente pelo povo, portanto, seus representantes, onde o seu principal papel além de legislar é o de fiscalizar.

Solicitamos da secretária de educação, Paula Francinete de Araújo, as informações sobre o cardápio da merenda da rede municipal de escolas, se os produtos constantes na ata de registro de preços estão chegando no prato dos alunos, como queijo mussarela, carne de primeira, macarrão entre outros.

Por fim você que é pai e mãe, tem o direito e o dever de cobrar na sua escola uma refeição de qualidade, já que, com o dinheiro público, parte do imposto que você paga, está financiando as compras da prefeitura a esta empresa, contudo, deveria está chegando um prato comida de boa qualidade na merenda de todo dia.

Download do Diário Oficial de 20/05/2016 onde constam todos os preços e quantidades.
http://saorafael.rn.gov.br/download/jornal-2015/ANO%20VIII%20-%20Edi%C3%A7%C3%A3o%20N%C2%BA%20383,%20sexta-feira,%2020%20de%20maio%20de%202016.pdf



E-mail a enviado a Secretária Paula Francinete.
https://sites.google.com/site/diariosaorafael/home/arquivos-do-blog/Fundeb%20de%201%20a%2020%20de%20maio%20de%202016.pdf?attredirects=0&d=1







E-mail enviado ao prefeito José de Arimatéia Bráz
https://sites.google.com/site/diariosaorafael/home/arquivos-do-blog/Gabinete%20do%20Prefeito-%20Esclarecimentos%20sobre%20a%20FAP.pdf?attredirects=0&d=1





E-mail a Câmara de Vereadores
https://sites.google.com/site/diariosaorafael/home/arquivos-do-blog/Camara%20Municipal%20-%20Solicita%C3%A7%C3%A3o%20de%20Eclarecimentos.pdf?attredirects=0&d=1

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Grupo Renovar denuncia suposto uso da maquina pública para beneficiar pré-candidato

O denominado Grupo Renovar do município de São Rafael/RN, formado por representantes da sociedade civil organizada e políticos de nossa cidade, postou nas redes sociais uma denúncia, onde teria o pré candidato a prefeito e ex-secretário de agricultura do município Francisco Marto Felipe PSD, sido beneficiado por máquinas públicas na recuperação da estrada que dá acesso ao sítio de sua propriedade. Segundo o Grupo Renovar, que tachou a ação "VERGONHOSA", a recuperação da referida estrada tinha o intuito de beneficiar o pré candidato onde o mesmo realizaria um churrasco neste fim de semana.

Tentamos entrar em contato com o pré candidato Marto Felipe, mais não tivemos êxito.

Mandamos um e-mail para o Secretário Francisco Marinheiro de Souza, Secretário Municipal de Infraestrutura e Obras, através seminfra@saorafael.rn.gov.br para que ele possa esclarecer tal denuncia. 

Tentamos também, entrar em contato com o novo secretário de agricultura, mais no site oficial do município, ainda consta o nome de Francisco Marto Felipe como atual secretário da pasta.

Estamos aguardando uma resposta.

Deixamos aqui o espaço aberto através do nosso e-mail srafaelrn@gmail.com ao ex-secretário Marto Felipe, para que possa apresentar sua versão dos fatos. 

Por fim, segue abaixo cópia para Download o e-mail que o Blog enviou ao Secretário da Seminfra.
https://sites.google.com/site/diariosaorafael/home/arquivos-do-blog/Gmail%20-%20Solicita%C3%A7%C3%A3o%20de%20Resposta.pdf?attredirects=0&d=1

Fundeb de São Rafael Ultrapassa 225 mil só nos primeiros 20 dias do mês

Fundeb de São Rafael Ultrapassa 225 mil só nos primeiros 20 dias do mês. As informações do Fundeb e de outros repasses constitucionais estão na internet e de acesso livre a todos. Nos primeiros 20 de maio, o município de São Rafael já arrecadou mais de 1 milhão de reais.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - Fundef, que vigorou de 1998 a 2006.

É um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação por força do disposto no art. 212 da Constituição Federal. Além desses recursos, ainda compõe o Fundeb, a título de complementação, uma parcela de recursos federais, sempre que, no âmbito de cada Estado, seu valor por aluno não alcançar o mínimo definido nacionalmente. Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica.
 Para ver o relatório
 

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Desemprego sobe em todas as grandes regiões no 1º trimestre

O desemprego subiu em todas as grandes regiões do país no primeiro trimestre deste ano em relação mesmo período de 2015, principalmente no Nordeste, segundo dados da Pnad Contínua, divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Considerando todos locais, a taxa ficou 10,9%, conforme pesquisa já divulgada pelo instituto.

No Nordeste, a taxa passou de 9,6% para 12,8%, no Sudeste, de 8% para 11,4%, no Norte, de 8,7% para 10,5%, no Centro-Oeste, de 7,3% para 9,7%, e no Sul, de 5,1% para 7,3%.

“Tradicionalmente as taxas do Nordeste são mais altas por diversos motivos: processo de informalização maior - o comércio nessas áreas ou parte dos serviços tendem a ser voltados pela informalidade. Isso traz para o mercado de trabalho uma procura maior [por emprego]. Além disso, tem uma concentração menor de indústria, além de tudo isso, concentra uma população mais jovem. É um conjunto de fatores que tradicionalmente colocam as regiões de Norte e Nordeste num patamar mais alto na taxa de desocupação”, disse Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Entre os estados, a Bahia registra o maior índice de desemprego: 15,5%, a maior taxa da série, que teve início em 2012. Outros estados também mostraram índices de desemprego recordes. Em São Paulo, por exemplo, o desemprego ficou em 12%, e no Amapá e no Rio Grande do Norte, chegou a 14,3%.

No final da lista, ficaram Santa Catarina, com taxa de 6%, Rio Grande do Sul, 7,5%, e Rondônia, também com 7,5%.

Carteira de trabalho
No Brasil, o percentual médio de trabalhadores empregados com carteira assinada chegou a 78,1%. Na análise das regiões, a Sul apresentou o maior número, de 85,1%, seguido por Sudeste, 83,7%, Centro-Oeste, 78,1%, Norte, 63,5%, e Nordeste, 63,1%.

Entre os Estados, os maiores percentuais partiram de Santa Catarina, 89,1%, Rio de Janeiro, 86,3%, e São Paulo, 85,5%. E os menores vieram de Maranhão, 52,5%, Piauí, 53,3%, e Paraíba, 57,3%.

Salários
O rendimento médio real dos trabalhadores ficou em R$ 1.966. Alcançaram taxas maiores do que a média as regiões Sudeste (R$ 2.299), Centro-Oeste (R$ 2.200) e Sul (R$ 2.098). Norte (R$ 1.481) e Nordeste (R$ 1.323) ficaram abaixo da média do país.

A pesquisa mosta que os trabalhadores do Distrito Federal têm, em média, o maior rendimento: R$ 3.598, seguido por São Paulo, R$ 2.588, e Rio de Janeiro, R$ 2.263. Na outra ponta, estão Maranhão, R$ 1.032, Piauí, R$ 1.263, e Ceará, R$ 1.285.

Nível de ocupação
O nível de ocupação (indicador que mede a parcela da população ocupada em relação à população em idade de trabalhar) ficou em 54,7% para o Brasil no 1º trimestre de 2016. Apenas a região Nordeste (49%) ficou abaixo da média do país.

Entre as grandes regiões, a maior diferença foi observada entre homens e mulheres ocorreu na região Norte, 27 pontos percentuais, e a menor, na Sul.

Sexo e idade
A região Norte registrou a maior diferença na taxa de desemprego por sexo: 5,4 ponto percentual acima do índice para os homens. Por outro lado, as regiões Sul e Sudeste apresentaram a menor diferença, 2,9 pontos percentuais maior para as mulheres. No país todo, a taxa ficou em 9,5% para os homens e 12,7% para as mulheres.

A taxa de desocupação  entre pessoas de 18 a 24 anos ficou acima de 25% nas regiões Sudeste (25,5%) e Nordeste (27,4%), maior do que a média nacional. A mais baixa, por outro lado, foi observada na região Sul (17,2%).

A região com maior proporção de jovens ocupados é a Norte, onde a população de 18 a 24 anos representava 14,1% dos ocupados.

Na análise da população desocupada, somente na região Nordeste o percentual de mulheres na população desocupada (48,9%) foi inferior ao de homens. Já a maior participação das mulheres dentre os desocupados foi observada na região Sul (54,4%).

De acordo com o IBGE, a população fora da força de trabalho era composta em sua maioria por mulheres, que, no 1º trimestre de 2016, representavam 66,1% desse contingente. A tendência era seguida por todas as regiões analisadas.

Estudos
O percentual de pessoas sem instrução até ensino fundamental incompleto era superior aos das demais regiões nas regiões Norte (37,6%) e Nordeste (39,0%). No Sudeste (34,4%), o percentual das pessoas que tinham o ensino médio completo era superior aos das demais regiões. A região Sudeste (21,6%) foi a que apresentou o maior percentual de pessoas com nível superior completo, enquanto a região Norte teve o menor (12,2%).

Tentativa de Arrombamento em São Rafael

Na madrugada de hoje no município de São Rafael, houve uma tentativa de arrombamento no Mercadinho e Frigorífico do Dida centro da cidade, na madrugada, três suspeitos em um veículo da cor vermelha ainda não identificado, chegaram pela lateral do prédio do mercadinho e tentaram arrombar as portas; durante a tentativa, os vigilantes noturnos perceberam uma atitude suspeita, se aproximaram e chegaram apontar uma lanterna na direção onde estavam os suspeitos, fazendo com que nesse exato momento, os mesmos saíssem em fuga para local ignorado.

Os vigilantes se comunicaram entre si via rádio e ao mesmo tempo, segundo informações foram até a delegacia de polícia comunicar o fato. Até o momento não se sabe do paradeiro dos suspeitos.

Em contato com o proprietário Dinarte de Medeiros Nobre, mais conhecido como Dida, o mesmo informou que a tentativa foi frustrada e que os suspeitos não conseguiram invadir a parte interna do mercadinho. Na parte externa, o prejuízo seu deu em algumas portas, que foram forçadas aparentemente com algum objeto de metal e em uma das câmeras de segurança externa, motivo pelo qual dificultou a identificação dos suspeitos. Em bom tempo a eficiência dos vigilantes que fazem a ronda noturna na cidade, impediu que a ação tivesse outro fim.

O Jogo começou!

Apesar dos dias de hoje  aparentemente o povo brasileiro criticar bastante as forças políticas e deixarem transparecer que no país existe um momento de aversão a política, os agentes políticos insistem em suas atividades tentando vencer o desânimo e procurando ampliar suas bases em busca de sucesso em suas carreiras políticas. Essa semana, vimos o pré-candidato Luiz Batista da Cunha do PSD começando suas atividades de pré-candidato a prefeito no município de São Rafael. Fotos flagraram o pré-candidato no bairro popularmente conhecido por Zé Pequeno diante de populares tentando aglutinar apoio. 

Já é visível que parte do quadro de funcionários com cargos em comissão da Prefeitura Municipal de São Rafael, já começam a tomar partido e dedicar parte do seu tempo a atividades relacionadas a seus pré-candidatos preferidos. É visível também, que entre esses cargos de confiança, já existe um certo racha, como disse recentemente um "poeta contemporâneo", cada um no seu quadrado.
O jogo começou!

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Você sabia?

Hoje vamos começar uma série de notícias tentado informar a população sobre os repasses constitucionais ao nosso município.

É dever do cidadão pagar seus impostos e obrigação do estado e dos municípios dar o retorno em serviços de boa qualidade. 

Aqui não queremos fazer juízo de valor nem tão pouco julgar a devida ou não aplicação dos recursos, mas simplesmente ajudar no acesso de todos a informação.

Resolvi começar pela escola onde estudei, fiz vários amigos e onde construí parte de minha base educacional, a Escola Municipal Francisco de Assis de Souza. 

Você cidadão vê quanto sua cidade arrecada e analisa se o serviço é prestado de forma equivalente. 

Faça o download, basta clicar no botão abaixo.
 Fonte: FNDE
https://sites.google.com/site/diariosaorafael/home/arquivos-do-blog/LIBERA%C3%87%C3%95ES%20-%20CONSULTAS%20GERAIS%20fco%20de%20assis.pdf?attredirects=0&d=1

Prefeitura de Nísia Floresta, RN, lança edital de concurso para 563 vagas

A Prefeitura de Nísia Floresta, cidade da Grande Natal, lançou um edital de concurso público para todos os níveis de escolaridade. Ao todo, são 563 vagas e os salários chegam a R$ 2.082. As inscrições começam no dia 20 de junho e seguem até 20 de julho e serão feitas pela internet, através do site da Comperve (clique AQUI).

A taxa de inscrição para o nível fundamental é de R$ 45, para o médio é de R$ 75 e para o ensino superior, R$ 105. Para o nível fundamental, há vagas para agente comunitário de saúde (10), agente de combate às endemias (5), auxiliar de serviços gerais – merendeira (50), auxiliar de serviços gerais – servente (90), coveiro (8), encanador (2), eletricista (3), gari (10), motorista D (30), operador de máquinas (3), pedreiro (3), pintor (3), tratorista (3), vigilante (30).

Já para o nível médio, as vagas são para agente administrativo (80), desenhista cadista (1), fiscal ambiental (2), fiscal de obras (2), fiscal de transporte (2), fiscal de vigilância sanitária (2), técnico em administração ou contabilidade (1), técnico em edificações (1), técnico em enfermagem (20), técnico em laboratório (1), técnico em segurança (1), técnico em turismo (1), técnico em vigilância em saúde (2), topógrafo (1).

Para o nível superior, há vagas para auditor fiscal (3), professor de educação básica (Ed. Infantil – 49), professor de educação básica (Ed. Fundamental – 45), prof. ensino fundamental anos finais – Artes (6), prof. ensino fundamental anos finais – biologia (5), prof. ensino fundamental anos finais – educação física (8), prof. ensino fundamental anos finais – ensino religioso (4), prof. ensino fundamental anos finais – geografia (11), prof. ensino fundamental anos finais – história (14), prof. ensino fundamental anos finais – inglês (11), prof. ensino fundamental anos finais – matemática (20), prof. ensino fundamental anos finais – português (20).

A prova terá 35 questões e será aplicada no dia 21 de agosto em Nísia Floresta. O local de realização das provas também será divulgado no site da Comperve. O concurso será válido por 2 anos, podendo ser prorrogável ou não uma única vez por igual período a critério da administração municipal.
Fonte: G1

terça-feira, 17 de maio de 2016

Convite

A Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMTHAS - convida toda população de São Rafael a participar de audiência Pública alusiva ao dia 18 de maio, Dia do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e adolescentes, a ser realizada de 18 de maio de 2016.

LOCAL: Câmara Municipal de São Rafael
HORÁRIO: 8h
Fonte: redes sociais

Concurso Público em São Rafael gera elogíos e críticas



A repercussão sobre o concurso público constante no edital 001/2016 de 16 de maio de 2016 da prefeitura de São Rafael-RN informando a futura realização de concurso público, exposto essa semana no site da COMPERVE, gerou muita especulação e comentários. Só o blog, teve ontem em sua primeira postagem 9.609 acessos (conforme imagem acima) em um único dia, muito para uma cidade que tem pouco mais de 8 mil habitantes.

Alguns leitores felizes com a possibilidade de ingressar na carreira pública de forma estável e muitos revoltados, com a quantidade muito pequena de vagas em relação a necessidade do município. Um dos comentários que recebemos explanava a indagação seguinte: " Porque um número tão pequeno de vagas para o concurso se o que vemos é uma prefeitura inchada de cargos comissionados e contratos? Gostaria de explicações!" disse o(a) leitor(a) que não se identificou.

Diante do questionamento dos leitores, que não foram poucos, enviamos um e-mail hoje pela manhã com algumas perguntas, tanto ao gabinete do prefeito José de Arimatéia Bráz no endereço gabinetedoprefeito@saorafael.rn.gov.br bem como ao secretário de governo, o senhor Ramiro Raimundo de Medeiros através do e-mail segov@saorafael.rn.gov.br ambos endereços constante no site oficial do município.

Na integra texto do e-mail que foi enviado.

Senhores Gestores,
Prefeito e Secretário respectivamente,

Diante da publicidade da noticia do concurso público em nosso município através do edital 001/2016, o Blog recebeu vários questionamentos direcionados a vossas excelências, baseados nesses questionamentos achamos por bem fazermos as perguntas abaixo, para que possam respondê-las a população.

São as seguintes:
1- Gostaríamos de saber o motivo sobre apenas 03 três vagas na educação(professores), haja visto, o grande numero de contratos no diário oficial do município de pessoas nessa área durante suas administrações?

2- Foi questionado também apenas duas vagas para jardineiro, quando no momento percebemos um número maior de pessoas contratadas exercendo essa função, sem falar que ainda faltam duas praças a serem concluídas, a de soledade e vale encantado que aumentará ainda mais a demanda? Como o Senhor explica?

3- Entendendo o numero de funcionários necessários em várias repartições, como o senhor explica, apenas duas vagas para merendeira e duas para ASG, tendo em vista a atual necessidade, e as necessidades em um futuro breve tendo em andamento a construção de uma creche onde a demanda será bem superior as vagas ora no edital?

4- Se os senhores acham que as quantidades de vagas constante no edital 001/2016 são suficientes, os senhores se comprometem a evitar contratos nessas áreas?

5 - Por fim, o slogan de suas administrações tem o seguinte texto: "Desenvolvimento para o povo" baseado nisso, sabemos que não há desenvolvimento sem transparência, portanto, já que os contatos são públicos e consequentemente de interesse público, os senhores podem informar a população do município quantos contratados tem hoje a prefeitura e quais suas funções?

Desde de já a população agradece!

Respeitosamente,

Blog São Rafael-RN

Nota:
 Até o presente momento, 15:00horas dia hoje, 17/05/2016,  ainda não recebemos resposta do poder público em relação ao contato do Blog  feito por e-mail. Mais estamos a disposição para divulgá-las se assim a administração achar que deve enviá-las e expor suas alegações aos leitores do blog e ao povo rafaelense.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Publicado Edital para Concurso Público em São Rafael/RN

Hoje, as 8:00 horas, foi publicado no site da COMPERVE, edital de concurso público para a prefeitura municipal de São Rafael/RN.

No link abaixo, você encontra todas as informações referentes ao concurso, como por exemplo; o edital nº001/2016  e conteúdo programático do concurso.